2ª AULA
05/07/16
Nesta
aula, iniciamos a discussão refletindo o conceito de sexualidade, o qual
analisamos e entendemos, sendo um termo que se refere a sensações, desejos,
sentimentos e emoções relacionados a nossa energia sexual. Desta forma, não se
delimita ao ato sexual propriamente dito, muito menos as relações ditas
“normais”, penetradas por valores determinados pela sociedade. Sobre isso,
aliás, percebemos que muitos problemas de relacionamentos e autoaceitação e até
mesmo casos de agressões, estão associados à pressuposta ideia de que existe
uma única conduta correta de lidar com a sexualidade do sujeito, muitas vezes
incluindo relações de poder.
Em
continuidade da aula, discutimos sobre “A sexualidade na infância e na
adolescência”. Mudanças psicológicas e biológicas ocorrem no organismo dos
seres humanos, principalmente na transição dos períodos infância e
adolescência, surgindo também o interesse sexual e afetivo, conflitos,
insegurança, timidez. É um período de descoberta e exploração, tanto física
como mental. É uma fase de grande investigação.
Diante
desta temática, qual a função da escola ao discutir orientação sexual? Em
consonância com os PCN’s, a escola tem compromisso com a formação integral do
ser humano e a sexualidade é parte importante dessa formação. É na escola que
ocorre a intervenção pedagógica que favorecerá a reflexão e o debate,
permitindo ampla liberdade de expressão, num ambiente acolhedor e clima de
respeito. E a postura do educador neste enfoque? É de grande relevância a
preparação de profissionais na tarefa de formação de valores positivos,
discussão de posturas preconceituosas, levando ao aluno refletir e analisar
tais posturas.
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