terça-feira, 9 de agosto de 2016

2ª AULA
05/07/16

Conceitos Iniciais 

Nesta aula, iniciamos a discussão refletindo o conceito de sexualidade, o qual analisamos e entendemos, sendo um termo que se refere a sensações, desejos, sentimentos e emoções relacionados a nossa energia sexual. Desta forma, não se delimita ao ato sexual propriamente dito, muito menos as relações ditas “normais”, penetradas por valores determinados pela sociedade. Sobre isso, aliás, percebemos que muitos problemas de relacionamentos e autoaceitação e até mesmo casos de agressões, estão associados à pressuposta ideia de que existe uma única conduta correta de lidar com a sexualidade do sujeito, muitas vezes incluindo relações de poder.
Em continuidade da aula, discutimos sobre “A sexualidade na infância e na adolescência”. Mudanças psicológicas e biológicas ocorrem no organismo dos seres humanos, principalmente na transição dos períodos infância e adolescência, surgindo também o interesse sexual e afetivo, conflitos, insegurança, timidez. É um período de descoberta e exploração, tanto física como mental. É uma fase de grande investigação.

Diante desta temática, qual a função da escola ao discutir orientação sexual? Em consonância com os PCN’s, a escola tem compromisso com a formação integral do ser humano e a sexualidade é parte importante dessa formação. É na escola que ocorre a intervenção pedagógica que favorecerá a reflexão e o debate, permitindo ampla liberdade de expressão, num ambiente acolhedor e clima de respeito. E a postura do educador neste enfoque? É de grande relevância a preparação de profissionais na tarefa de formação de valores positivos, discussão de posturas preconceituosas, levando ao aluno refletir e analisar tais posturas. 

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