segunda-feira, 29 de agosto de 2016

2° UNIDADE
7ª AULA - 23/08/16

Advogada agredida por ‘machão’ após palestra em Guarabira.

Marina Ganzarolli, foto Jornal da Paraíba.

Iniciamos a aula sobre um episódio que aconteceu depois do Simpósio de Educação e sexualidade, na cidade de Guarabira. Segundo o Jornal da Paraíba – o portal de notícias da Paraíba. “Advogada agredida por ‘machão’ após palestra em Guarabira”. Marina Ganzarolli, advogada, mestra em sociologia jurídica (USP) e co-fundadora da DeFEMde - Rede feminina de Juristas, de São Paulo, esteve na Paraíba, para o Simpósio de Educação e Sexualidade, que ocorreu na UEPB, Campus III, Guarabira. E foi mais uma vítima da violência machista e homofobica. Segundo relato que publicou em sua página no Facebook, foi covardemente agredida por um homem em um bar na cidade de Guarabira, onde estava comemorando o encerramento do evento da UEPB do qual foi conferencista convidada. Marina realizou palestra no Simpósio, promovido pelo Coletivo Formiga. Abordou sobre o machismo, cultura do estrupo, violência contra a mulher. Após dar a sua contribuição as atividades no Campus III, a advogada foi comemorar o sucesso de sua participação. Conduziu-se ao Bar Sampa na companhia de estudantes e organizadoras do evento. E foi nesse bar que se viu assediada, juntamente com as jovens, com as quais conversava sobre as relações homo afetivas. Um dos importunos que estava em mesa ao lado deu um tapa no rosto de Marina, porque ela questionou a atitude dele, que ficou rindo e encarando fixamente as mulheres, em aberta atitude de deboche e provocação.
O caso foi parar na polícia, onde Marina tentou registrar o BO, mas na delegacia o escrivão fez “corpo mole” para registrar, argumentando que era melhor o problema ser resolvido na base da conversa e ainda perguntou ao agressor se ele não se sentia irritado por estar sendo denunciado. Todos os detalhes do lamentável episódio, podem ser lidos no desabafo da justa indignação de Marina Ganzarolli escreveu o Facebook, reproduzido originalmente na Paraíba pelo Portal Mídia, de Guarabira, em matéria assinada pela Jornalista Michele Marques.
É um acontecimento que deve ser discutido pois, apresenta preconceitos que, infelizmente ainda ocorre na nossa sociedade. É muito triste nos depararmos com situações como estas, o povo ainda vive com pensamentos “bloqueados”, sem discernimento sobre as divergências sociais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário