terça-feira, 9 de agosto de 2016


5ª AULA
02/08/16

Síntese do texto: Mitos e crenças sexuais: uma questão cultural

           
O texto aborda, concepções sobre sexualidade e representações quanto aos mitos e crenças sexuais. Destacando uma pesquisa qualitativa, tratando de opiniões de diversas pessoas, algumas ultrapassando preconceitos e concepções tradicionais, e outras ainda possuindo padrões e crenças antigas e tabus associados ás questões que envolvem a sexualidade.
Um dos problemas apontados pela autora em seu texto é sobre a ignorância no que diz respeito a sexualidade humana, a visão preconceituosa de muitas pessoas ao se discutir este assunto. As pessoas sofrem grande dominação da cultura em que estão inseridos, e vem criando impedimento para a apresentação da sexualidade com acessibilidade e clareza.
Ao longo do tempo foram surgindo e sendo expressados e repassados pela sociedade mitos e crenças sexuais, os quais foram grandes geradores de problemas. Tais como: preconceitos e traumas. Em consonância com as ideias de Costa (1986) diz que ao nascer a criança começa a ser moldada para conviver de acordo com a sociedade, a cultura e a família a que pertence. Sendo assim, aprende a atuar de acordo com o que lhe é moldado.
Observa-se diariamente que nas conversas entre pais e filhos são poucos os discursos de esclarecimento, o que causa fragilidade de informações. Ocasionando ideias limitadas sobre o assunto.
A autora salienta ideias sobre sexo e sexualidade, virgindade, homossexualismo, prazer x tamanho do pênis, esterilização definitiva x prazer sexual, masturbação, gravidez x período menstrual, ressaltados como foco para a pesquisa. Os resultados da pesquisa servem para ampliar nosso conhecimento referente a sexualidade humana, frisando assuntos de grande importância para a nossa vida tanto profissional como pessoal, pois nascemos em uma sociedade onde este tema não era debatido abertamente, era cheio de lacunas e na maioria das vezes não podia ser falado e diante disso foi sendo fortificado os mitos e crenças sexuais.
A autora conclui que a sexualidade é o conjunto de manifestações da vida sexual que abrange sentimentos unidos a sensações, emoções, afetos e comportamentos que ligam as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário