segunda-feira, 29 de agosto de 2016

“Síntese do texto: Gênero e sexualidade na educação”


            O texto destaca importantes discussões acerca das mudanças de comportamentos e crenças relacionadas a sexualidade. Pois, em diversas culturas essa foi se tornando questionável. Salienta que o processo de ensino aprendizagem devem contribuir para a reflexão sobre outras formas de organização social e como a escola deve agir no mundo hoje para produzir mudanças de princípios. Podemos perceber que a cada período existe uma série de novos conhecimentos relacionados a sexualidade, pois cada geração ainda incorpora a heranças cultural dos ascendentes, a própria fase em que determina mudanças.
            Na segunda metade do século XIX, as mulheres passaram a conquistar lugares nas escolas e hospitais, resultado da luta do movimento feminista, mas ainda existia neste período muitas restrições, no que se refere ao trabalho da mulher.
            Em conformidade com as ideias de Guacira Louro (2007), os/as educadores/as tratam a questão da sexualidade como problema e que deve ficar fora da escola. Mas, a escola não reproduz ou reflete as concepções de gênero e sexualidade que permeia na sociedade, contudo ela própria as produz. Isto, está explicito nos discursos, quando referir-se aos alunos/as sempre na forma masculina. Assim sendo, o professor precisa evitar o tratamento no masculino evitando assim maior constrangimento frente aos alunos, esse pode ser um dos caminhos para mudar a realidade. A escola deveria fazer uma análise dos processos sociais mais amplos que marcaram a discriminação de diferentes sujeitos, em função tanto de sua identidade de gênero quanto em função de articulações com a raça/etnia, orientação sexual, religião, aparência física, entre outras. Questionando, as formas como a sociedade trata as mulheres e os grupos homossexuais com ênfase para a relação de poder. A discussão da sexualidade deve ser continua, sistemática, corajosa, honesta e politicamente interessada com critica desses modelos, citados acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário